Marcela Souza – Árbitra

A entrevistada é a árbitra Marcela Souza, da Confederação Brasileira de Boxe, 3 Estrelas da AIBA e também trabalha na WSB.

1-Quando você se iniciou no Boxe?
Iniciei em 1998,praticipando,praticando e apresentando o AEROBOXE para os amantes da modalidade. AEROBOXE:ginástica aeróbia coreografada,com a s técnicas e golpes do boxe, sem o contato físico.

2-Porque motivo começou a praticar Boxe?
O BOXE puro pratico hoje em dia,como atividade física e condicionamento,mas sendo Educadora Física,comecei com por achar interessantes ver mulheres mostrando o BOXE de forma bem feminina e atraente.

3-Como pintou a oportunidade da arbitragem?
Surgiu no ano de 2000,onde em minha cidade Santos,abriu uma LIGA  extinta PAULIBOXE (hoje FEBESP),surgiu a oportunidade de fazer  curso de árbitro e juiz de boxe,me inscrevi,me interessei pelo teórico,me apaixonei pelo prático e até hoje continuo estudando e me encantando com a modalidade.

4-Que competições importantes você vem arbitrando?
Todas são importantes,em âmbito nacional nossos Campeonatos Brasileiros,que são o maior expressão nacional (CBBOXE) e os internacionais,todas as classificatórias Pan Americanas,Continentais e a liga semi profissional WSB (AIBA)

5-Quais foram os prêmios que recebeu na arbitragem?
Hoje no Brasil já não concorro mais,pois já fui ganhadora de todos: REVELAÇÂO, MELHOR ÁRBITRO e Melhor Juiz.
Internacionais,MELHOR ARBITRO e MELHOR JUIZ,em diversos campeonatos,representando o Brasil.

 6-Como você viu as mudanças no Boxe, como o não uso do protetor de cabeça e o sistema de pontuação.
Todas mudanças são bem vindas,desde que todos se adaptem a elas.A retirada do capacete,achei válido,pois a forma de boxear acompanhou essa mudança,uma vez que os atletlas não visem apenas a cabeça e sim toda área válida do corpo para se ganhar uma luta,Em relação ao sistema,deixou os atletas mais livres para lutar.

 7-Quais são seus próximos compromissos na arbitragem  nacional e internacional?
Nacionais: Campeonato Brasileiro Elite e Cadete
Internacional: Mundial Masculino Elite e WSB

8-Deixe uma mensagem aos fãs do Boxe.
Agradeço a todos por se dedicarem ao nosso esporte,ele mudou e as pessoas que nele sempre estiveram,também mudaram,crescemos,nos desenvolvemos e assim,mais pessoas viram amantes do BOXE. Nosso BOXE é uma ARTE = NOBRE ARTE.

Por Márcio Reginatto